quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Tecnologias de Apoio | Acesso ao computador

Algumas crianças e jovens manifestam dificuldades motoras, visuais ou cognitivas que impedem ou limitam o uso dos equipamentos comuns de acesso ao computador, como é o caso do rato e do teclado.

Para permitir a essas crianças e jovens o acesso ao computador existem várias tecnologias de apoio, algumas das quais passamos a descrever.

_______________________________________________________________

Alternativas ao Rato


KidTRAC - Trackball com 3 botões, com forma e dimensão que permitem um apoio adequado de mão. O botão verde ao centro (atrás da bola amarela) tem a função de “arrastar preso” - ao premi-lo uma vez, a função do botão esquerdo do rato fica presa até que se prima novamente. Só Funciona com pc´s Windows


(http://www.bbc.co.uk/accessibility/win/keyboard/mouse_easy/images/kid_track_mouse.jpg)




Helpijoy – joystick que permite substituir as funções do rato. Tem 4 botões com as funções Clique Esquerda, Clique Direito, Duplo clique e Arrastar. Estes botões podem ser controlados por manípulos externos, ligados aos joystick.
Trackball Programável – é programável, muito sensível e preciso. Todos os botões são programáveis para se ajustarem as características do utilizador. Funciona em qualquer computador.


(http://www.easylabs.it/images/MHC410.jpg)


Tracker Pro – permite que uma pessoa sem controlo dos membros superiores ou inferiores, possa mover os ponteiros do rato com movimentos de cabeça. O dispositivo “segue” o movimento de um pequeno reflector colocado na testa ou nos óculos do utilizador. O tracker Pro pode ser utilizado com um programa de emulação de teclado (possibilitando a escrita) ou outros.

SmartNAV – é outro dispositivo que permite controlar um computador apenas com movimentos da cabeça. Características principais:
•Velocidade do ponteiro do Rato controlável
•Modo de Precisão para movimentos finos
•Possibilidade de ligar um manípulo para outras alternativas ao clique
•Controlo partilhado do Rato
•Funciona em praticamente todos os ambientes com claridade.

WordWall - É um emulador de teclado que permite criar teclados no ecrã com letras, símbolos, imagens, palavras ou frases. É indicado para utilizadores de dispositivos apontadores como Tracker, SmartNav ou Trackball. Com o wordWall, os utilizadores poderão escrever num processador de texto, sem ser necessário aceder directamente às teclas do teclado do computador.


http://www.rmeducation.com/files/image/easiteach/wordwall.jpg


________________________________________________
Alternativas ao teclado
Teclado de Conceitos IntelliKeys - é um teclado programável que constitui uma alternativa de acesso ao computador e uma poderosa ferramenta pedagógica. O teclado que “muda de cara” Ao contrário de um teclado normal de acesso ao computador, este teclado pode ser personalizado e configurado de acordo com as actividades com que se pretende trabalhar. Assim, é possível criar teclados para escrita, por exemplo, com teclas maiores ou com teclas contendo palavras ou frases; ou para acesso a outros programas, contendo as respectivas funções.


GRID 2 - além do sistema de teclados no ecrã para a comunicação e acesso ao computador, o programa GRID 2 inclui várias novas Áreas de Trabalho. Um navegador de Internet, acesso directo a envio/recepção de emails e SMS, ao Skype, Media Player e DVD, são algumas das novas ferramentas para a Comunicação Aumentativa. Com o GRID2, o utilizador pode trabalhar no computador sem precisar de utilizar o rato ou o teclado. Os teclados virtuais deste podem ser acedidos através do rato ou de qualquer outro dispositivo apontador, ou ainda através de um ou mais manípulos por processos de varrimento totalmente controlado pelo utilizador. O programa contém ainda um sintetizador em português de elevada qualidade, que possibilita aos seus utilizadores expressarem-se através deste sistema de conversão texto-fala. Esta solução possibilita ao seu utilizador expressar-se e comunicar de forma autónoma, utilizar o computador e os programas nele contidos, e também controlar totalmente o seu ambiente físico (abertura e fecho de portas e janelas, acesso autónomo ao telefone, TV, equipamento de áudio e vídeo, etc.).


Ecrã Táctil Magic Touch - é uma janela que é colocada sob o ecrã de um monitor. É muito resistente e fácil de limpar. Esta janela pode ser retirada com facilidade do monitor e ser usada como tablet para desenho. A película táctil pode ser activada com a pressão de um dedo ou de uma caneta de feltro (sem tinta), emulando todas as funções do rato (clique, duplo clique, arrastar e mover o ponteiro). Funciona também como filtro para as radiações do monitor e elimina a electricidade estática.

Monitor TFT - inclui uma membrana táctil incorporada no próprio monitor. Através do monitor táctil, é possível aceder ao computador por selecção directa com o dedo. É ideal para jogos, programas de desenho no computador, ou outras actividades pedagógicas. Disponível no tamanho 15” ou 17”.

Acesso pelo olhar

Intelligaze IG -30

Permite ao utilizador controlar o computador apenas por olhar para o ecrã. A fácil montagem e a maneira intuitiva de operar o software e hardware permite um elevado grau de liberdade ao utilizador. Utilizadores que podem beneficiar com este sistema são: Pessoas com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica); Esclerose Múltipla; Lesões vertebro-medulares; Paralisia cerebral, etc;

My Tobbi

O é um sistema de acesso ao computador unicamente através do olhar, possibilitando que pessoas que tenham movimentos muito limitados consigam, por exemplo, comunicar de uma maneira independente utilizando software de comunicação existente no mercado, como é o caso dos programas GRID ou SPEAKING DINAMICALLY. Foi desenvolvido especialmente para facilitar a comunicação e a independência de pessoas com paralisia cerebral, ou outras disfunções neuromotoras graves como lesões cerebrais, esclerose lateral amiotrófica, etc.
___________________________________________________

Outros apoios e Braços articulados

Sensitrac - Pode ser colocado no tabuleiro da cadeira de rodas ou em qualquer outra superfície plana em segundos. O Sensitrac suporta qualquer manípulo ou sistema de comunicação através da utliização de Velcro. A sua inclinação pode ser ajustada em 360º, conforme as necessidades de cada utilizador. Este apoio fixa-se a qualquer superfície plana com um sistema semelhante ao de uma ventosa.

Slim Armstrong - Braço articulado muito flexível, ideal para posicionar os manípulos, de acordo com as necessidades de cada utilizador. O braço articulado Slim Armstrong permite variadíssimas posições e graus de liberdade. O seu comprimento pode ser ajustado entre 10cm e 52cm, tendo 6 pontos de ajuste. Este braço pode ser colocado na maior parte das mesas ou cadeiras de roda e suporta até 11 Kg de força, em qualquer posição.

Apoios de Antebraço Confortável e de fácil instalação, o apoio para antebraço permite regular a altura e o posicionamento do antebraço. Os apoios de antebraço são ergonomicamente desenhados para "forçar" uma boa postura na utilização do computador. Ao suportar o antebraço, o utilizador reduz a força e tensão musculares do pulso, pescoço e ombros, prevenindo assim o aparecimento de tendinites e outros problemas relacionados com a utilização do computador.

Estes apoios são também indicados para pessoas com pouca força ou controlo reduzido dos membros superiores, ajudando a suportar e a estabilizar o antebraço para a utilização mais eficaz do rato (ou trackball) ou teclado de um computador. O apoio de antebraço é fixado na mesa por um sistema de ajuste, fácil de colocar e regulável à espessura do tampo da mesa. Altura máxima do ajuste: 75 mm Carga máxima: 12 Kg

Manípulos e Interfaces

Jelly Beamer, Manipulo sem fios – O Manípulo sem fios Jelly Beamer™ inclui um transmissor e um receptor. Cada Jelly Beamer™ tem o seu próprio receptor, o que significa que múltiplos Jelly Beamers podem ser utilizados na mesma sala, em simultâneo, até uma distância de 4 metros, sem interferência.

Jelly Beamer com Programação – Todas as vantagens e características do Jelly Beamer sem fios, com a flexibilidade de poder ser programado. Pode ter 4 modos de controlo incluindo controlo directo, interruptor, controlo por tempo em segundos e por tempo em minutos.

INPROMAN USB – é uma interface para manípulos muito simples que se liga à porta USB de um computador PC. Esta interface permite ligar até 2 manípulos.

Infrared/ Sound/ Touch Switch – O sensor é ligado à unidade de controlo (uma pequena caixa rectangular) que permite configurar a sensibilidade e o tempo de activação. Cada vez que o dispositivo é activado, acende uma luz verde na unidade de controlo, além de um feedback sonoro que se pode ligar/desligar.

Specs – é um manípulo pequeno e muito resistente. Pode ser suportado por um braço articulado. Diâmetro: 3,6 cm (aprox.) Retorno auditivo ("clique") em cada activação.

Jelly Bean – é muito utilizado pela sua resistência e durabilidade. Pode ser suportado por um braço articulado. Diâmetro: 6,4 cm (aprox.) Retorno auditivo ("clique") em cada activação

Big Red – tem a forma circular e é adequado a utilizadores que necessitem de um manípulo grande, dadas as suas incapacidades motoras ou visuais. Diâmetro: 13 cm (aprox.) Retorno auditivo ("clique") em cada activação
_______________________________________________________

Bibliografia - Retirado em Outubro de 2009 de http://www.anditech.pt/

Autores -
Joana Soares, Nº2007208; Sara Peixoto, Nº2007183; Filipa Quaresma, Nº2007217

Tipos de tecnologias de apoio

Existem vários tipos de tecnologias de apoio das quais se destacam:

Periféricos alternativos ou adaptados:

Ÿ Teclados alternativos ou adaptados
Ÿ Dispositivos apontadores
Ÿ Dispositivos de sopro
Ÿ Ponteiros
Ÿ Joysticks (comandos)
Ÿ Trackballs
Ÿ Ecrã táctil
Ÿ Impressoras de Braille

Outras tecnologias de apoio:

Ÿ Filtros de teclado
Ÿ Sinalizadores luminosos de alertas
Ÿ Teclado no ecrã
Ÿ Ferramentas de leitura e programas para dificuldades de aprendizagem
Ÿ Linha Braille
Ÿ Ampliadores de ecrã
Ÿ Leitores de ecrã.
Ÿ Programas de reconhecimento de voz
Ÿ Text-to-Speech (TTS) ou sintetizadores de voz
Ÿ Processadores de texto com síntese de voz e caracteres ampliados
Ÿ Modems de conversão TTY/TDD (Teletypewriter /Telecommunications
Devices for the Deaf**) (Sistemas de comunicação baseados em texto)

Autores: Vera Reis, nº 2007181 Ana Isabel Carvalho, nº 2007121 - 3ºG

Papel das tecnologias de apoio

No que diz respeito às tecnologias de apoio para a comunicação o seu acesso “ … é de especial importância para os indivíduos que apresentam certos tipos de deficiências motoras, embora alguns indivíduos, sem problemas motores, mas com dificuldades de fala, autismo, distúrbios de linguagem e deficiência mental, possam também usufruir das mesmas.” (Von Tetzchner & Martinsen, 2000, p.42)
(Vera Reis, nº 2007181 e Ana Isabel Carvalho, nº 2007121, 3ºG)

O que são Tecnologias de Apoio

O actual Decreto-Lei nº 93/2009 substitui a designação Tecnologias de Apoio por Produtos de Apoio, considerando estes como sendo “(…) qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa com deficiência, especialmente produzido ou disponível que previne, compensa, atenua ou neutraliza a limitação funcional ou de participação”.
As tecnologias de apoio podem ser um recurso importante para que determinados indivíduos ultrapassem barreiras físicas como a incapacidade de manipular objectos de escrita e/ou desenho, a dificuldade em ter acesso a materiais de leitura e consequentemente em participar em actividades de literacia. Neste contexto tecnologias de apoio referem-se a instrumentos tecnológicos colocados ao serviço da pessoa com deficiência ou com incapacidade de usar a fala para comunicar, com o objectivo de melhorar as suas capacidades funcionais, contribuindo consequentemente para o aumento da sua qualidade de vida.
As tecnologias de apoio representam um contributo inestimável no campo da habilitação e educação, com especial incidência nas áreas do: desenvolvimento cognitivo, psicomotor, meio alternativo de comunicação e ainda como meio facilitador da realização de uma tarefa. Estas são, por vezes, a única alternativa dessas populações para poderem interagir com o meio, possibilitando-lhes um verdadeiro acesso à educação, trabalho, lazer.
Podem constituir uma substituição de todo um sistema de out-put, um sistema alternativo de comunicação, uma hipótese de interagir com o ambiente diminuindo dependências, etc. Estas tecnologias podem ser de vários tipos como por exemplo: altas tecnologias, médias tecnologias, baixas tecnologias e/ou englobarem-se numa vasta área de ajudas técnicas de vária ordem.
Actualmente considera-se que as tecnologias de apoio não podem ser vistas por si só, mas sim como a implementação de uma determinada tecnologia ao serviço da pessoa com deficiência ou com algum tipo de incapacidade ainda que temporária.
Autores: Vera Reis, nº 2007181 Ana Isabel Carvalho, nº 2007121 - 3ºG

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Potenciais utilizadores de SAAC

Os diversos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação existentes podem ser usados por um grupo diverso de pessoas. Nas imagens seguintes descrevemos alguns potenciais grupos de utilizadores.

Em termos gerais os potenciais utilizadores dos sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) são todas aquelas pessoas (crianças ou adultos) que não falam ou que apresentam problemas graves de fala ou de linguagem, isto é os que precisam de uma comunicação alternativa ou aumentativa.

Diana Rosado Sandra St. Bárbara Vanessa Almeida



Outros sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa

As imagens podem ser uma outra forma de comunicar para as pessoas que não podem usar a linguagem oral de um modo eficiente. Seguidamente descrevemos as vantagens e desvantagens do seu uso.




Sistemas gráficos | Sistema Pictográfico para a Comunicação (SPC)

Um dos sistemas gráficos mais usados na comunicação com e por pessoas que não usam a fala para comunicar é o "Sistema Pictográfico para a Comunicação" (SPC) criado por Mayer-Johnson.
Utilização
Para além da sua utilização em tabelas de comunicação e em digitalizadores de fala, é ainda possível utilizá-los para adaptar canções, histórias, lengas-lengas, etc. Eis alguns exemplos:

(1) Exemplo de uma história adaptada


(2) Exemplo de uma Canção Adaptada



(3) Exemplo de utilização dos símbolos num comunicador



Autores: Diana Rosado Sandra Santa Bárbara Vanessa Almeida

Sistemas gráficos | Sistema BLISS

O Bliss é um dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa que se usa com algumas pessoas sem linguagem oral, desde que revelem capacidades cognitivas e visuais para os conseguir compreender. Seguidamente apresentamos alguma informação relativa a este tópico.













Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa

Os Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (SCAA) não são mais do que conjuntos integrados de técnicas e estratégias essenciais para colmatar as dificuldades de comunicação de uma pessoa que não usa a linguagem oral de forma eficiente. A sua utilização pode facilitar ainda a sua inclusão na sociedade e a livre expressão de ideias.

Existem dois tipos de SCAA:

1. Sistemas de Comunicação Sem Ajuda - os que se baseiam em símbolos ou conjuntos de símbolos que apenas utilizam partes do corpo do indivíduo emissor, como os signos gestuais, por exemplo.

2. Sistemas de Comunicação Com Ajuda - os que recorrem a símbolos, mas que exigem dispositivos para a sua transmissão, sejam eles o papel, os quadros de comunicação ou os dispositivos electrónicos.

Alguns exemplos de Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa:

  • Signos gestuais - lingua gestual portuguesa.
  • Signos tangíveis - Fichas Premack; Signos tácteis.
  • Signos gráficos - Bliss; SPC; PIC; Lexigramas; Sigsym; Imagens.
  • Signos combinados - MAKATON.

Autores: Vera Magalhães nº 180 Joana Silva nº 202 - 3ºC

Diana Rosado Sandra Bárbara Vanessa Almeida

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tecnologias de apoio à comunicação | Crianças com NEE

Tecnologias de apoio à comunicação

Crianças com Necessidades Educativas Especiais
___________________________________________________
Objectivo do blogue:
Analisar a temática das tecnologias de apoio à comunicação para crianças e jovens com NEE, incluindo aspectos relacionados com a comunicação e os sistemas aumentativos e alternativos de comunicação.